Atenção, cooperado!
Um novo tipo de ataque cibernético está circulando pelo WhatsApp e tem como objetivo comprometer a segurança de dispositivos e espalhar mensagens maliciosas. É essencial redobrar o cuidado para não ser vítima dessa prática.
Como funciona
Os criminosos enviam uma mensagem com um arquivo anexo — geralmente nos formatos .zip ou .rar — pedindo para que o usuário realize o download.
À primeira vista, o conteúdo pode parecer inofensivo, nomeado como “comprovante de pagamento”, “nota fiscal” ou “documento urgente”, mas ao clicar e abrir o arquivo, o dispositivo é infectado. Além disso, os criminosos podem capturar senhas, acessar contas bancárias e até mesmo realizar movimentações financeiras em seu nome.
Como se proteger
Para evitar prejuízos e garantir a segurança das suas informações:
– Não baixe nem abra arquivos recebidos pelo WhatsApp, nem mesmo de contatos salvos, e especialmente de números desconhecidos. Exclua e registre como spam.
– Se a mensagem tiver sido enviada em um grupo ou lista de contatos, apague o arquivo e alerte os participantes sobre o risco.
– Se já tiver clicado no arquivo, faça a varredura completa do dispositivo e, se necessário, a formatação para a garantir a remoção completa da ameaça.
A conscientização é a melhor forma de prevenção. Compartilhe essa informação e ajude a proteger mais pessoas contra tentativas de ataque. A segurança digital começa com cada um de nós.