Cooperativa Filiada ao Sistema Ailos
Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo
Menu
Início do Conteúdo
Acesse ou abra a sua
conta com mais praticidade
pelo App Ailos
Baixar o Aplicativo
Continuar no Navegador

Open Banking

Ou Open Finance - é mais liberdade e mais transparência.
Conheça a iniciativa que está revolucionando o mercado financeiro.
  1. Home
  2. Open banking

Antes de tudo…
O que é Open Banking?

Também conhecido como Sistema Financeiro Aberto ou Open Finance, o Open Banking é uma iniciativa – com regras e tecnologias definidas e reguladas pelo Banco Central – que permite a integração entre os sistemas de diferentes instituições financeiras.

Com isso, todas as Pessoas Físicas e Jurídicas terão fácil acesso a seus próprios dados e total autonomia para decidir com quem compartilhá-los.

Com o Open Banking,
você não fica refém da sua instituição financeira

Atualmente, as organizações são responsáveis pelos seus dados financeiros. Dessa maneira, elas escolhem se e com quem querem compartilhá-los, mesmo que tenham seu consentimento. Isso dificulta que você tenha uma pluralidade de serviços ou produtos em diferentes empresas.


Com o Open Banking, a troca de informações é ágil e fica muito mais fácil para você ter conta em uma instituição e contratar crédito em outra, por exemplo.

Autonomia e segurança
Saiba exatamente quem tem acesso aos seus dados financeiros.
Liberdade financeira
Tenha liberdade de contratar serviços mais personalizados de qualquer instituição.
Evolução do mercado
O Open Banking possibilita a criação de novos produtos e serviços que facilitem seu controle financeiro.
No modelo atual Com o Open Banking
As instituições têm posse dos seus dados e histórico financeiro. Seus dados pertencem a você, seja qual for a sua instituição financeira.
A instituição financeira decide se irá compartilhar os seus dados com as demais, mesmo que seja para seu interesse. Você decide quais dados quer compartilhar e com quem.
A ausência da troca de informações dificulta a contratação de produtos e serviços de outras empresas. A possibilidade de compartilhar suas informações financeiras irá facilitar a contratação de produtos ou serviços específicos de outras instituições, como crédito ou cartões.

Websérie Open Banking

Entenda mais sobre este novo momento no mercado financeiro

Como será feito o compartilhamento
de dados com o Open Banking?

As organizações devem oferecer, de maneira clara e objetiva, uma solução para que você possa visualizar e compartilhar seus dados com facilidade. Isso deverá ocorrer, principalmente, diretamente pelos aplicativos de cada instituição.

As empresas envolvidas também devem garantir a possibilidade de encerrar o compartilhamento a qualquer momento, quando for do seu interesse.

As fases de implementação

Para a Cooperativa, apenas algumas fases são de participação obrigatória, acompanhe abaixo.

1ª FASE – em funcionamento desde 01/02/2021
Algumas instituições financeiras já iniciaram o compartilhamento padronizado entre si de informações sobre seus canais de atendimento, serviços e produtos. Sem impacto para o usuário.
2ª FASE
A partir dessa fase, será possível ter controle sobre os próprios dados financeiros e poderá compartilhá-los com quem quiser. Entre eles, estão: - Dados cadastrais; - Transações em conta; - Informações sobre cartões; - Operações de crédito. Você é dono dos seus dados e diz quando, por que e por quanto tempo quer compartilhar com a instituição. A partir desse histórico compartilhado será possível oferecer melhores condições de acordo com o seu perfil.
3ª FASE
Você terá liberdade para utilizar serviços não apenas nos canais exclusivos das instituições financeiras. Ou seja, será possível realizar pagamentos utilizando saldo da sua conta por meio de aplicativos de outras instituições, além de realizar contratação de crédito pelas plataformas das demais instituições participantes do Open Banking.
4ª FASE
O Open Banking será ampliado para que mais dados possam ser compartilhados, trazendo conexão com a definição Open Finance, pois incluirá investimentos, seguros, câmbio e previdência. Com isso, também possibilitará a criação de novos serviços e produtos que tragam praticidade e agilidade para seu dia a dia.

O que o futuro
nos reserva?

Outro grande benefício esperado pelo Banco Central é o futuro desenvolvimento de melhores serviços financeiros. Isso porque, com a facilidade de adquirir simultaneamente as soluções de diferentes empresas, a competitividade entre elas proporciona a criação de soluções mais eficientes.

Quer receber conteúdo exclusivo sobre o Open Banking?
Acesse aqui
Preencha o formulário
e baixe agora!
FAQ Open Banking Ailos
O que é Open Banking ou Open Finance?

O Open Banking é uma iniciativa do Banco Central que possibilitará o compartilhamento de informações sobre produtos e histórico financeiro das pessoas entre as instituições reguladas pelo órgão. O Open Finance é uma ampliação dessa atuação, incluindo também participantes regulados por outro órgão, como seguros e investimentos. Tudo isso de forma segura e apenas quando o dono da informação, ou seja, o cooperado, solicitar esse compartilhamento para finalidade e período específicos.

Quais os benefícios do Open Banking?

Você terá acesso a melhores ofertas em produtos e serviços e poderá visualizar e controlar melhor suas operações financeiras. O Open Banking deve favorecer também o surgimento de novos modelos de negócio baseados na experiência do cooperado, com segurança, agilidade e conveniência.

A partir de quando haverá mudanças relacionadas a Open Banking na Cooperativa?

O Open Banking, aqui no Brasil contempla 4 fases de implementação
A primeira fase abrange apenas dados públicos das instituições como canais de atendimento e preço dos serviços. O compartilhamento dessas informações iniciou em fevereiro de 2021.
As demais fases envolvem o compartilhamento das informações dos cooperados e serviços das instituições. É quando você poderá optar por dar seu consentimento para que este compartilhamento aconteça, indicando inclusive os dados e quais outras instituições poderão recebê-los.

Veja abaixo quais dados poderão ser compartilhados nas próximas etapas:

- 2ª fase:
Dados cadastrais e informações sobre transações de conta corrente, poupança, pagamento, cartão de crédito e de operações de crédito.

- 3ª fase:
Iniciação de transações de pagamento e encaminhamento de propostas de operação de crédito.

- 4ª fase:
Informações sobre outros produtos, serviços e transações, como operações de câmbio, investimento, seguros, previdência complementar aberta e contas-salário.

Observação: Conforme determinado na regulação vigente, as Cooperativas do Sistema Ailos têm obrigação de participar apenas da 3ª fase, e essa será a primeira que iremos implementar. As demais serão implementadas posteriormente, de acordo com o que for definido como a melhor opção para a Cooperativa e seus cooperados.

A adesão ao Open Banking é automática para os cooperados?

Não. O compartilhamento de dados pessoais só será possível a partir da implementação da segunda fase, e sempre dependerá da autorização prévia do cooperado, que deve ser realizada em meio eletrônico e tem validade de até 12 meses.

Como faço para compartilhar meus dados no Open Banking?

O compartilhamento de dados só estará disponível a partir da implementação da segunda fase e funcionará assim:

1. Primeiro você acessa o canal digital da instituição com a qual deseja compartilhar seus dados, se identifica e autoriza o acesso de dados específicos e determinados a esta instituição.

2. Você será redirecionado para o ambiente da instituição financeira de onde virão as suas informações. Será necessário se identificar e confirmar a solicitação de compartilhamento de dados.

3. Você será redirecionado novamente para o canal da instituição que irá receber seus dados para efetuar a aprovação final. Em seguida, você receberá um comunicado confirmando a efetivação da solicitação e seus dados serão compartilhados.

Em quais canais será possível solicitar o compartilhamento de dados e serviços do Open Banking?

Você só poderá solicitar o compartilhamento de dados e serviços do Open Banking nos canais digitais de atendimento das instituições financeiras participantes.

Será cobrada alguma taxa pelo serviço de compartilhamento de dados no Open Banking?

Não será cobrado nenhum valor do cooperado pelo compartilhamento de seus dados.

Como poderei cancelar uma autorização de compartilhamento dos meus dados no Open Banking?

Você poderá pedir o cancelamento da autorização de compartilhamento de dados no canal digital da instituição de origem dos seus dados ou no canal da instituição de destino.

É seguro compartilhar meus dados no Open Banking?

Sim. Visando assegurar a autenticidade e o sigilo das informações, no Open Banking os dados serão enviados e recebidos de forma criptografada, na qual os dados são codificados de forma a impedir o acesso não autorizado. Garantir a segurança do processo de compartilhamento de dados é um dos principais objetivos do Open Banking e do Banco Central.

Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta
e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.

Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar: